09/05/2014

Eye Tracking

Já tinha falado de Eye tracking por aqui a propósito do estudo da Ana Margarida Barreto sobre o assunto. Agora encontrei duas coisas: um artigo muito interessante e um software bastante útil.

Estudo de Eye tracking: móvel e desktop


Um estudo que mostra a diferença de atenção na plataforma móvel e no ambiente de um ecrã em secretária: chegou à conclusão que os utilizadores estão mais atentos nos telemóveis, prestam mais atenção e não se dispersam tanto. Parece óbvio dado que estamos a olhar para uma área muito mais pequena do que um ecrã normal.

Parte da apresentação mostra diferenças bem patentes no nosso comportamento.


E ainda Eye Tracking para o seu site:

Mas bom bom é poder ter uma apreciação de eye tracking para o "nosso" site, e de preferência sem ter que contractar pessoas para um estudo, comprar equipamentos e fazer a elaboração estatística.

Assim, com a Eyequant, "também eu".

Podemos ter uma avaliação que me parece bastante razoável de como o seu site vai ser percebido. Claro que qualquer adaptação do que o cérebro humano realmente faz, a um computador, vai ter as suas falhas, mas o conceito é interessante e funciona, mesmo com algumas falhas na leitura que este sistema faz ao ver um site.



Sem comentários:

Enviar um comentário