03/01/2013

Como criar uma biblioteca virtual

Divulgue e partilhe os seus documentos onde quiser.


Muitas vezes há a tendência de disponibilizar nos sites documentos em PDF para download e posterior visualização. Ora, isto não só ocupa espaço no servidor, o que tem vindo a tornar-se menos relevante, mas é preciso fazer o download, abrir o ficheiro comprimido se for o caso, ou o leitor de PDF seja plug-in no browser ou não. Aliás, antes de mais é preciso ter um site e um servidor.

O melhor, em particular quando se trata de vários documentos PDF, é utilizar um site externo que permita essa funcionalidade, mas que adicione ainda mais facilidade em partilhar os documentos ou mesmo de fazer uma pré-visualização, comentar, imprimir, tudo directamente.

Tenho utilizado para publicar maior quantidade de documentos, o Scribd, que me parece melhor quando não é necessária a integração num web site. Podem ver aqui uma colecção alargada, neste caso da colecção de artigos que tenho vindo a escrever e que são publicados no jornal Público:

Nesta altura, este arquivo de documentos conta mais de 13.000 visualizações.

Neste caso digitalizei muitos artigos antigos que não existiriam em formato digital. Como contra, a publicidade é um pouco exagerada e o site já precisava de uma remodelação.

Para integrar documentos em PDF em web site, prefiro o Issuu, isto porque posso logo formatar e colocar a funcionalidade de "desfolhar". Podem ver aqui como usei o Issuu para integrar um PDF neste site que fiz: fica bonito, muito prático e fácil de utilizar.


O Issuu é mais moderno e tem até uma elegante estante em madeira virtual.
Ambos são gratuitos, mas há a possibilidade de obter - a pagar - mais funcionalidades. Aproveitem!

Sem comentários:

Enviar um comentário