21/12/2012

SEO: o conteúdo próprio é que conta.

Melhorar o conteúdo do seu site é o mais importante para ser encontrado.


Hesitei um pouco antes de fazer deste artigo algo em primeira pessoa ou coloca-o na categoria dos artigos "Só um link". Mas no que concerne ao SEO - que para quem não sabe é a sigla para Search Engine Optimization, e é relativo a tudo o que implica melhorar a facilidade com que um site é encontrado nas pesquisas dos motores de busca - não é demasiado frisar que o conteúdo é que conta. Aliás, porque não  falar em ROW - Return on Writing - em vez de ROI?
No que concerne ao SEO: Porque não ROW - Return on Writing - em vez de ROI?

Ainda há dias me ligaram de uma empresa que me prometia colocar o site da empresa onde trabalho "nos primeiros lugares dos Google". Quando perguntei como é que garantiam o primeiro lugar, a conversa mudou para "a primeira página". Felizmente é onde já nos encontramos em grande parte das palavras de pesquisa que nos interessam.

Tudo isto a propósito deste link sobre uma verdade incómoda em SEO: a optimização para motores de busca deve ser feita internamente. Não é assunto para agências ou temporários externos, que se dedicam a melhorar o básico mas não têm uma noção correcta do funcionamento da empresa, dos seus clientes e possíveis clientes e do mercado onde a empresa actua.

Não querendo de forma alguma desprezar estes profissionais, realço que quem sabe o que realmente interessa aos seus clientes é a empresa proprietária do site, e mesmo assim pode por vezes pensar que os clientes sabem tanto quanto a própria empresa, tratando-os como quase especialistas em algo que não são.

Quem é que sabe da poda? O jardineiro ou quem faz o site para ele?
Depois de estes profissionais terceirizados corrigirem o que deve ser corrigido, muito do que se deve fazer em termos de SEO é simplesmente melhor e mais conteúdo. E este, é bem feito quando é feito "por quem sabe da poda". Afinal, quem é que sabe da poda? O jardineiro ou quem faz o site para ele?

Pode ter simplesmente uma página com algumas generalidades sobre um determinado assunto, mas entregar conteúdo bem desenvolvido e pensado para quem realmente tem interesse no mesmo é mais relevante e a médio prazo acaba por ser mais compensador para os motores de busca do que simplesmente "só" melhorar o site para SEO.

Sem comentários:

Enviar um comentário