04/10/2012

Guia Básico da Google para Optimização de Motores de Busca

Como melhorar a posição do seu site no Google?


Este artigo servirá certamente para um bom começo. Há muitos pormenores envolvidos, mas para uma concentração num só documento PDF das principais directivas para SEO, nada como ver o Guia Básico da Google para Optimização de Motores de Busca (última actualização até à data, em 03/10/2012).

Tabela de Conteúdos do Guia de SEO Básica da Google


Este guia está também disponível em Português BR ou PT, embora eu prefira a edição original não traduzida,e vai-lhe dar uma ideia bastante precisa e alargada do que o Google Bot prefere ou não.

Sim, é o Google Bot.

Não é preciso ser um cientista para melhorar substancialmente um site com estas directrizes. O que podemos fazer de imediato para tornar o nosso site mais fácil de encontrar? Vou resumir aqui muito este guia básico:

Conteúdo é que conta e é sempre o principal: Conteúdo válido e interessante, que tenha interesse para os possíveis visitantes, que seja atraente visualmente, que esteja bem organizado e estruturado dentro da própria página, é o mais importante. O Google bot repara nos parágrafos, nos títulos e sub-títulos, nas palavras em negrito. Bem estruturado já teremos metade do trabalho feito, porque se o conteúdo for bom, as pessoas vão querer visitar o nosso site.

Organize o site: Divida conteúdos diferentes por páginas diferentes. Não faça páginas quilométricas. Um página não é um rolo de papiro! Se tem assunto para falar de batatas para 3 páginas, divida as batatas por três páginas e melhore cada página separadamente. Conforme este exemplo, faça uma página sobre batatas vermelhas, outra sobre batatas brancas e outra sobre... cozinhar batatas.

Títulos das páginas nem muito genéricos nem demasiado pormenorizados: O Google também usa os títulos das páginas como resumo aquando da pesquisa. Que correspondam mesmo ao conteúdo é importante.

Nomes de Ficheiros Reconhecíveis: chamar aos ficheiros das páginas aquilo que eles têm lá dentro. Por exemplo devemos nomear como conteudo-da-pagina.htm em vez de ficheiro0102.htm. O mesmo para a estrutura de pastas.

Dê nome às imagens: Use a característica alt (texto alternativo) para descrever as imagens. Imagens com descrição relevante para o conteúdo valorizam a página onde estão e são também indexadas na pesquisa de imagens.

Um Link interessante:

Como Chegar ao Primeiro Lugar no Google

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