17/09/2012

Eficácia dos Anúncios no Facebook

Esta é uma questão sobre a qual tenho sido abordado. Até que ponto compensa investir em anunciar no Facebook? Não tendo aqui o objectivo de fazer propriamente um estudo aprofundado sobre o assunto, gostaria de dar uma ideia geral.

Há Retorno?


Depende do que investirmos e do que potenciarmos esse investimento. Por mais pequeno que seja! O orçamento mensal que tenho para divulgar 3 páginas importantes no meu trabalho é simbólico e quase irrisório, no entanto consigo ter uma média de 1200 pessoas a gostar das 3 páginas, a crescer cerca de 10% por mês desde os últimos 6 meses aproximadamente.

Poderão achar pouco, mas estamos a falar de páginas de lojas de produtos de luxo muito exclusivos e de uma loja praticamente B2B onde a vertente de B2C é de nicho. As publicações têm taxas de visualização na ordem das 2 ou 3 centenas, e taxas de viralidade - para se perceber melhor eu chamo-lhe "os que ligam", ou seja interagem ou comentam - interessantes, na ordem dos 2%. Se eu considerar que uma ínfima percentagem destas pessoas nos recomenda ou , melhor ainda, aparece e nos compra um equipamento de gama média ou nos encomenda uma obra pequena, tenho um retorno bastante bom!


Uma das três páginas do FB que reparte um orçamento pequeno, consegue ter estatísticas bastante agradáveis.

Resumindo: mais do que estar a apostar grandes somas de dinheiro, é necessário antes afinar aquilo que estamos a fazer com os meios de que dispomos. E claro, testar muito.

Portanto, na minha opinião, se for bem feito, com cuidado em ternos de conteúdo dos anúncios, e não tendo piedade para com os anúncios com maus dados estatísticos, compensa. Estamos a falar de pessoas que oficialmente passam a gostar da nossa marca. Por mim, considero um honra e um valor muito acrescido que alguém se dê sequer ao trabalho de seguir o que a minha marca tem para dizer, ainda mais numa rede social.

De notar ainda: as ferramentas estatísticas de que dispomos para aferir publicações e visualizações neste suporte, tornam ainda mais fácil aferir se estamos simplesmente a fazer asneiras e a gastar o nosso saldo rapidamente ou se estamos realmente a obter algum retorno positivo de quem nos honra ao fazer Gosto na nossa página empresarial.

Alguns Links Interessantes:




Sem comentários:

Enviar um comentário